Início Brasil Incêndio atinge prédio do Museu Nacional, no Rio

Incêndio atinge prédio do Museu Nacional, no Rio

O museu tinha 20 milhões de itens que foram iniciados por D Pedro I

42
0
COMPARTILHAR

Um incêndio de grandes proporções atinge na noite deste domingo (2) o prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro. Os bombeiros chegaram por volta das 20h30 ao local.

De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o incêndio atinge os três andares do prédio e começou por volta de 19h30, quando a corporação foi acionada. Ainda de acordo com os bombeiros, até o momento não há informações sobre feridos. Até 21h45, o combate ao fogo seguia e o incêndio não estava controlado.

Quando o incêndio começou, o Museu Nacional já estava fechado para visitação do público. Vigilantes que faziam uma ronda no perímetro do museu perceberam o incêndio e chamaram os bombeiros. Testemunhas que estavam no parque há próximo ao local disseram que o fogo começou no primeiro andar, mas ainda não há informações sobre as causas do incêndio.

Em nota, o presidente Michel Temer lamentou a destruição. “Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos brasileiros”,  disse Temer.

Acervo tem 20 milhões de itens

O Museu Nacional é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e completou 200 anos em 2018. Seu acervo tem mais de 20 milhões de itens.

Especializado em história natural, é o mais antigo centro de ciência do Brasil e o maior museu desse tipo na América Latina.

A instituição foi criada por Dom João VI, em 06 de junho de 1818, e foi inicialmente sediada no Campo de Sant’Ana. Segundo seu site, “como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here